Usamos cookies para sustentar ações de marketing e para oferecer a você uma melhor experiencia de navegação. Conheça nossa política e os termos de uso nos links abaixo e siga navegando em nosso site, se aceitar nossa forma de utilização dos dados.

Diretores da CDL participam da visita ao Hub de Inovação Pulsar da UFSM

Diretores da CDL participam da visita ao Hub de Inovação Pulsar da UFSM

Diretores da CDL participam da visita ao Hub de Inovação Pulsar da UFSM

No dia 04 de agosto, uma comitiva liderada pela presidente da CACISC, Maria Luísa Bonini, e CDL, realizou uma visita ao Hub de Inovação Pulsar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento, que contou com a presença dos diretores Vinicius Ache e Adriano Cauduro, além de representantes do executivo municipal, entidades empresariais e do setor produtivo de Cachoeira do Sul, teve como objetivo conhecer e se inspirar no modelo do Hub de Inovação Pulsar para a construção de um Hub de Inovação no campus UFSM em Cachoeira do Sul.

Durante a visita, o professor Daniel Pinheiro Bernardon, Pró-Reitor de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA) da UFSM, apresentou a metodologia aplicada no Hub de Inovação Pulsar e enfatizou a importância do hub em estabelecer processos de governança sólidos e estreitar a ligação entre as empresas e a universidade. Ele abordou as etapas essenciais para a construção de projetos de inovação, incluindo sensibilização, ideação, validação, operação e escala, destacando o sucesso desse modelo para impulsionar a inovação no Hub de Inovação.

O reitor, professor Luciano Schuch, também participou do evento e reforçou a relevância do Hub de Inovação para fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade. Ele destacou a importância de utilizar o conhecimento acadêmico em prol da comunidade, permitindo que o setor produtivo tenha recursos para concretizar projetos incubados no Hub de Inovação. O reitor também anunciou que está empenhado em buscar recursos do governo em Brasília para consolidar a primeira etapa do campus da UFSM-CS.

A professora Maria Daniele Dutra, Superintendente do Parque de Ciência, Inovação e Tecnologia da UFSM, apresentou o projeto das instalações físicas do Hub de Inovação de Cachoeira do Sul, que contemplam uma variedade de espaços destinados a apoiar o desenvolvimento de negócios e projetos inovadores. Entre eles, estão a sala de coworking, espaço para modelagem de negócios, conexões com startups, sala multiuso para demonstração de produtos, treinamento e capacitação, além de uma sala destinada a equipes de consultorias e mentorias especializadas. O Hub também proporcionará acesso a metodologias inovadoras e conhecimentos especializados, incluindo soluções desenvolvidas por doutores e pesquisadores, que estarão à disposição das empresas locais para auxiliar na resolução de desafios diários.

A visita também contou com a participação do presidente da Sicredi Centro Leste, Paulo Alex Falcão, que sugeriu a elaboração de um orçamento para a construção do prédio do Hub de Inovação no campus da UFSM-CS, visando a busca por parceiros para tornar o projeto realidade.

No encerramento da reunião, o diretor da CDL, Vinicius Ache, expressou o apoio da entidade ao projeto do Hub de Inovação. Ele ofereceu as instalações da CDL como um ponto de conexão entre as empresas e a universidade, até que o prédio do Hub esteja pronto. A CDL apoia a construção do Hub de Inovação da UFSM-CS, reconhecendo que o conhecimento será o motor propulsor para o crescimento das empresas em Cachoeira do Sul e para atrair investidores.

A CDL e a CACISC agradecem à Universidade Federal de Santa Maria pela oportunidade de conhecer o Hub de Inovação Pulsar e reafirmam seu compromisso em apoiar a construção do novo Hub de Inovação em Cachoeira do Sul. A união entre universidade, empresários e sociedade é fundamental para fomentar o desenvolvimento regional por meio da inovação e do empreendedorismo.