Usamos cookies para sustentar ações de marketing e para oferecer a você uma melhor experiencia de navegação. Conheça nossa política e os termos de uso nos links abaixo e siga navegando em nosso site, se aceitar nossa forma de utilização dos dados.

CDL e UERGS unem esforços em prol da criação da Lei Orgânica da Inovação para impulsionar o desenvolvimento de Cachoeira do Sul

CDL e UERGS unem esforços em prol da criação da Lei Orgânica da Inovação para impulsionar o desenvolvimento de Cachoeira do Sul

CDL e UERGS unem esforços em prol da criação da Lei Orgânica da Inovação para impulsionar o desenvolvimento de Cachoeira do Sul

A CDL e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) realizaram uma reunião com o objetivo de propor ao legislativo e ao executivo a criação da Lei Orgânica da Inovação. O encontro, realizado a convite da UERGS, contou com a participação da diretoria da CDL, incluindo a presidente Lourdes Steindorff e os diretores Luis Herzog e Élida Boeck . Também estiveram presentes os professores da UERGS, Julio Mahfus e Chaiane Agne, os vereadores Azevedo da Susepe, Telda Assis , Felipe Faller e Alex da Farmácia, além da Secretária da Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar.

A reunião teve início com o professor Julio Mafus apresentando uma minuta da Lei da Inovação, proposta pela UERGS, que visa estabelecer a Lei Orgânica da Inovação e a criação do Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia, além do Conselho Municipal de Inovação, conforme minuta, poderá ser incorporado à própria Lei de Inovação.

Em consonância com os propósitos do evento "Rotas Inovação", realizado pela Secretaria de Inovação do RS no dia 01 de agosto em Santa Maria, a diretora da CDL, Elida Boeck, destacou o comprometimento da CDL com a causa da criação da Lei de Inovação. Tal provocação da Secretaria de Inovação RS, despertou o interesse da CDL em engajar-se na criação de um ambiente favorável ao fomento da inovação e ao desenvolvimento econômico de Cachoeira do Sul.

Por sua vez, o diretor Luis Herzog enfatizou a relevância da Lei da Inovação, propondo a inclusão da previsão do "SandBox Regulatório". Essa medida é uma das ações adotadas para incentivar o empreendedorismo e visa flexibilizar regras, tornando mais ágil o processo de testagem e implementação de ideias inovadoras.

A presidente da CDL, Lourdes Steindorff, ressaltou a importância da criação da Lei Orgânica da Inovação para impulsionar o desenvolvimento de Cachoeira do Sul. Ela demonstrou apoio à iniciativa e realçou o potencial transformador que a inovação pode trazer para o município.

O vereador Alex da Farmácia sugeriu a implementação de um setor de inovação dentro da Secretaria da Indústria e Comércio da prefeitura. Essa proposta busca consolidar o compromisso do poder público local com a promoção de um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no Município.

Durante a reunião, ficou acordado que o legislativo apresentará um anteprojeto da Lei da Inovação para ser discutido na comissão no dia 17 de agosto, em local e horário a serem definidos.

A CDL e a UERGS continuam empenhadas em colaborar com as instituições públicas para a concretização de uma Lei Orgânica de Inovação abrangente e adequada à realidade local, visando fortalecer a economia e impulsionar o progresso tecnológico de Cachoeira do Sul.