Usamos cookies para sustentar ações de marketing e para oferecer a você uma melhor experiencia de navegação. Conheça nossa política e os termos de uso nos links abaixo e siga navegando em nosso site, se aceitar nossa forma de utilização dos dados.

Eventos

Área de conteúdos do Portal do Associado

SEMANA DE INOVAÇÃO 2023

SEMANA DE INOVAÇÃO 2023

Abrindo a Semana de Inovação 2023, o evento da Área do Agronegócio atraiu estudantes da área e produtores ao auditório da 23ª Fenarroz.

Pela manhã, no Seminário Terras Altas UFSM/UERGS, a primeira palestra foi ”Manejo de solo em sistemas agrícolas: Caminhos para aumentar a qualidade do solo e o rendimento das culturas”, com a dra. Marta Drescher, professora da UERGS.  Ela disse que a agricultura brasileira é baseada em tecnologias importadas, não necessariamente adaptadas às condições climáticas do país, demonstrando as várias qualidades estruturais do solo em diferentes culturas.

A seguir, na palestra “Bioinsumos microbianos: Uma ferramenta em prol da sustentabilidade”, com os professores da UFSM dra. Gerusa Pauli Kist Steffen e dr. Ricardo Steffen, foi demonstrado como a degradação dos solos reduz a produtividade, dando como exemplo os sais presentes nos fertilizantes, que causam acidez na terra.

Após o almoço oferecido pelo Sindicato Rural aos participantes do seminário, houve a apresentação das startups nascidas na UFSM. Renan Pardinho, da Zeit, apresentou o aplicativo que serve como ferramenta de monitoramento da produtividade por talhão. Rosana Taschetto mostrou os serviços da Inocular, que desenvolve micro-organismos, especialmente bactérias, que atuam no controle de pragas e doenças em diversas culturas, incluindo consultoria e treinamento para produtores rurais.

Encerrando, Rodrigo de Moura Silveira, da Estância Chalé, falou sobre “Uso de bioinsumos: Ferramentas em prol da sustentabilidade – caso prático”.

O Dia do Agronegócio na Fenarroz foi organizado por Sindicato Rural, curso de Engenharia Agrícola da UFSM, curso de Agronomia da UERGS e Curso Técnico Agrícola da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição.

SEGUNDO DIA

A Sociedade Rio Branco recebeu um bom número de estudantes do Ensino Médio para a palestra “Empreendedorismo Digital - O Mercado de Trabalho Precisa de Você!”, dando continuidade à Semana da Inovação 2023. O palestrante Marcus Vinicius Baraldi Tonin (@marketeiroconfesso) prendeu a atenção dos estudantes falando sobre redes sociais, influencers e youtubers. “Se errar num post nas redes sociais, tudo bem, corrige, apaga, pede desculpas, é muito mais simples”, explicou. “Muitos experimentos vão falhar, mas isso também é falar e se relacionar com a inovação”, ensinou, incentivando os jovens a postar vídeos e reels, mesmo sem possuir os melhores acessórios. “Feio é não vender”, concluiu.

A terça-feira marcou também o início do 5º Salão de Inovação, apresentando das 17h às 19h uma série de projetos inovadores.

Logo após o encerramento do primeiro dia do Salão de Inovação, o Painel Construção Civil e Agronegócio: Aplicação da Inteligência Artificial (AI) na Engenharia, Arquitetura e Agronomia trouxe como mediador Maurício Anton (engenheiro civil e presidente do NEA - Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Cachoeira do Sul) e os painelistas Rodrigo Alff (engenheiro agrônomo) e Filipe Badch (coordenador de TI da Sicredi Centro-Leste RS).

O público presente ouviu que a AI vai mudar o agronegócio brasileiro, com tecnologias que nada devem ao restante do mundo. Apresentando informações sobre como algoritmos e dados podem influenciar na produtividade, a conclusão foi que os softwares requerem que se faça as perguntas certas: “Não adianta ter uma montanha de dados, sempre será necessário o profissional capacitado”.

O painel foi realizado pelo grupo da Construção Civil do Inova Cachoeira, integrado pelo NEA e pelo curso de Arquitetura da UFSM campus Cachoeira do Sul.

Encerrando o segundo dia da Semana de Inovação 2023, um podcast transmitido pelas redes sociais da AGV (Associação Gaúcha do Varejo) foi muito aplaudido no salão nobre da Sociedade Rio Branco. O Painel do Varejo - Quais estratégias estão sendo adotadas pelas lojas físicas para competir no mundo online? Teve mediação de Éverton Neto (presidente da CDL Canoas e vice-presidente da AGV) e painelistas Ju Guterres (proprietária da loja Brisabela e vice-presidente da CDL Canoas) e Otelmo Drebes Jr. (diretor de Marketing, Vendas e Gente & Gestão das Lojas Lebes). O presidente da AGV, Sérgio Galbinski, estava presente.

Foram tratados assuntos como criatividade nas vendas, aproveitamento de oportunidades, como conhecer o cliente, técnicas de colab (parceria entre empresas de ramos diferentes), malas de produtos na casa dos clientes e vendas pelo whatsapp. “A loja física ruim vai acabar”, previu Ju Guterres, enquanto Drebes ensinou: “Venda é matemática, é ciência”. Ambos deram exemplos práticos de como suas operações superaram a pandemia e continuam enfrentando a concorrência e o momento econômico.

O painel foi uma realização do grupo Comércio e Serviços do Inova Cachoeira, integrado pela CDL, Sindilojas, curso de Administração da UERGS, Escola SENAC, Curso Técnico em Administração da Escola Estadual Borges de Medeiros e Curso Técnico Contábil da Escola Diva Costa Fachin.

TERCEIRO DIA

O salão nobre da Sociedade Rio Branco recebeu o último dia do 5º Salão de Inovação e as palestras das áreas da Saúde e da Indústria da Semana de Inovação 2023.

Helen D’Ávila (graduada nutrição UFSM e doutora pela UFRGS) falou sobre "Alimente sua Melhor Versão: Nutrição para um Corpo Saudável, Mente Forte e Desempenho Esportivo Aprimorado", destacando elementos que fazem bem, incluindo o sono, e os problemas dos carboidratos e gorduras em excesso, que podem prejudicar o desempenho cognitivo das pessoas. Ela atualizou o público sobre as mais recentes pesquisas relativas ao tema e destacou: “Usamos a alimentação para regular as nossas emoções”. A realização foi do grupo Saúde do Inova Cachoeira, integrado pela Escola Técnica do HCB e Ulbra.

Na palestra da área da Indústria, a técnica em Segurança do Trabalho Silvana Dick apresentou o tem “Segurança, mais que uma prioridade, um valor”. Ela abordou a importância do comportamento, que hoje pesa mais na segurança do trabalho que o uso de EPIs. Mostrou vídeos sobre o assunto, apresentou dados, contou sobre casos de acidentes onde trabalhou e concluiu: “O que eu faço impacta o outro”. A palestra foi promovida pelo grupo Indústria do Inova, composto por SINMETEL, cursos de Engenharias Mecânica, Elétrica e Logística da UFSM e Escola SENAI.

ENCERRAMENTO

O último dia da Semana de Inovação 2023 foi marcado pelo Hackathon Inova, a premiação do 5º Salão de Inovação e a palestra de encerramento. Tendo como tema o Turismo, várias equipes coordenadas pelo Sebrae ocuparam, das 10h às 18h, o salão nobre da Sociedade Rio Branco, propondo várias alternativas para trazer turistas para o município e região. A equipe campeã teve a ideia de um Spa do Arroz, produto típico de Cachoeira do Sul, e os integrantes receberam medalhas.

O Salão de Inovação teve os seguintes vencedores:

Categoria Ensino Médio:

Originalidade: Esquadrão da Limpeza, do Colégio Totem

Viabilidade: Fenômeno das Ilhas de Calor e Urbanização, do Colégio Marista Roque

Categoria Escolas Técnicas:

Originalidade: Bengala Digital, do Senac

Viabilidade: Sentinela Drone para Manejo Reprodutivo de Animais, da Escola Técnica Nossa Senhora da Conceição

Categoria Acadêmicos:

Originalidade: Produto Tecnológico, da UFSM-Cachoeira

Viabilidade: Núcleo de Veículos Autônomos NVA, da UFSM-Cachoeira

Categoria Empresarial/Autônomos:

Originalidade: Previsão de Perdas, Senac

Viabilidade: Turismo Rural na Agricultura Familiar, da UERGS-Cachoeira

Após a entrega dos troféus, o membro do movimento Cachoeira Merece Medicina, Adelar Breitenbach, falou brevemente sobre a importância do município e região sediarem uma faculdade de Medicina.

A seguir, Rafael Carniel (da Secretaria de Turismo RS, ex-secretário de Turismo de Gramado e ex-presidente da Gramado Tur) apresentou “Destino Cachoeira: Inovar para o Turismo”. O palestrante disse que o turismo mexe com outros 50 setores da economia, sendo um mercado de trabalho que sempre precisa de pessoas qualificadas. “A inovação não é facultativa para o turismo, é obrigatória, pois o ciclo de vida dos produtos não é longo”, declarou. Descrevendo os vários tipos de turistas, seus propósitos e desejos, concluiu: “Bem receber é o principal ativo desse ramo”. A palestra contou com a presença dos secretários municipais de Governo e da Agricultura, Fernando Cantarelli, da Cultura, Mirela Kruel, da Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar, e do Turismo, Esporte e Lazer, Itamar Luz.