Usamos cookies para sustentar ações de marketing e para oferecer a você uma melhor experiencia de navegação. Conheça nossa política e os termos de uso nos links abaixo e siga navegando em nosso site, se aceitar nossa forma de utilização dos dados.

Eventos

Área de conteúdos do Portal do Associado

Evento do AGRO Semana de Inovação 2023

Evento do AGRO Semana de Inovação 2023

Abrindo a Semana de Inovação 2023, o evento da Área do Agronegócio atraiu estudantes da área e produtores ao auditório da 23ª Fenarroz.

Pela manhã, no Seminário Terras Altas UFSM/UERGS, a primeira palestra foi ”Manejo de solo em sistemas agrícolas: Caminhos para aumentar a qualidade do solo e o rendimento das culturas”, com a dra. Marta Drescher, professora da UERGS.  Ela disse que a agricultura brasileira é baseada em tecnologias importadas, não necessariamente adaptadas às condições climáticas do país, demonstrando as várias qualidades estruturais do solo em diferentes culturas.

A seguir, na palestra “Bioinsumos microbianos: Uma ferramenta em prol da sustentabilidade”, com os professores da UFSM dra. Gerusa Pauli Kist Steffen e dr. Ricardo Steffen, foi demonstrado como a degradação dos solos reduz a produtividade, dando como exemplo os sais presentes nos fertilizantes, que causam acidez na terra.

 Após o almoço oferecido pelo Sindicato Rural aos participantes do seminário, houve a apresentação das startups nascidas na UFSM. Renan Pardinho, da Zeit, apresentou o aplicativo que serve como ferramenta de monitoramento da produtividade por talhão. Rosana Taschetto mostrou os serviços da Inocular, que desenvolve micro-organismos, especialmente bactérias, que atuam no controle de pragas e doenças em diversas culturas, incluindo consultoria e treinamento para produtores rurais.

Encerrando, Rodrigo de Moura Silveira, da Estância Chalé, falou sobre “Uso de bioinsumos: Ferramentas em prol da sustentabilidade – caso prático”.

O Dia do Agronegócio na Fenarroz foi organizado por Sindicato Rural, curso de Engenharia Agrícola da UFSM, curso de Agronomia da UERGS, SEBRAE e Curso Técnico Agrícola da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição.

A Semana de Inovação continua no dia 13, na Sociedade Rio Branco, com palestras dedicadas ao Comércio.