Usamos cookies para sustentar ações de marketing e para oferecer a você uma melhor experiencia de navegação. Conheça nossa política e os termos de uso nos links abaixo e siga navegando em nosso site, se aceitar nossa forma de utilização dos dados.

Eventos

Área de conteúdos do Portal do Associado

Semana de Inovação 2022 - Agronegócio

Semana de Inovação 2022 - Agronegócio

A manhã do dia 6 reuniu produtores, agrônomos, técnicos e estudantes para uma série de palestras da área do Agronegócio, lotando o auditório Ito Zimmer, no Parque do Sindicato Rural (Fenarroz):

Painel 1: Importância da irrigação na agricultura

Moderador: Prof. Dr. Ezequiel Saretta - UFSM: “Cachoeira está de parabéns pela iniciativa de promover uma semana inteira dedicada à inovação”.

Palestra 1: Uma visão da pesquisa sobre a irrigação suplementar - Profa. Dra. Zanandra Boff de Oliveira – UFSM: “A irrigação garante estabilidade hídrica às plantações e há aumento de produtividade comprovada, especialmente para soja e milho”. E fez uma previsão: “Tudo indica que estamos indo para a ocorrência da terceira “La Niña” durante este ano.

Palestra 2: Uma visão da assistência técnica sobre o uso da irrigação suplementar - Msc. Christiano de Carvalho Lamb - Acqua Potencial: falou sobre tecnologia x rentabilidade da agricultura irrigada. “Irrigação era molhar para combater a seca e hoje é uma técnica para aumentar a produtividade, com sustentabilidade, conhecimento e manejo”, explicou. Apresentou o case de sucesso do produtor rural Carlos Sergio Nazar Bartmann: “Graças a Deus eu fiz isso! É muito viável, mas a gente precisa se assessorar bem. E irrigação é como seguro, melhor é ter e não precisar usar”.

Painel 2: Uso de Bioinsumos na Agricultura

Moderador: Prof. Dr. Benjamin Dias Osório Filho – UERGS: “O momento é de mudança de paradigma, favorecendo os insumos biológicos”.

Palestra 1: Controle biológico de pragas agrícolas: perspectivas e novidades do setor – Dra. Camila Correa Vargas - Co-fundadora da Bioin Biotecnologia: Criadora de uma startup de controle biológico de pragas da agricultura e ex-aluna da UERGS Cachoeira do Sul, ela disse que “o desafio é unir produtos químicos e biológicos com sustentabilidade”, destacando que “profissionais que sabem consorciar ambos são muito valorizados pelo mercado”. Apresentou alguns insumos biológicos para o controle as pragas sem agredir seu cultivo ou o meio ambiente: “Eficiência para ganho de produtividade”, disse.

Palestra 2: Produção de Bioinsumos Onfarm como ferramenta de autonomia, sustentabilidade e rentabilidade – Tiana Friedrich, gerente comercial de vendas da SoluBio Tecnologias Agrícolas: “Levamos um contêiner para a lavoura, com um completo laboratório para analisar solos e plantas, oferecendo assim uma experiência completa e integrada ao produtor”.

Painel 3: Utilização de Drones na Agricultura

Moderador: Prof. Dr. Alberto E. Knies - UERGS Cachoeira do Sul. Pediu aplausos para a professora Carina Zanon (Escola Técnica Agrícola Nossa Senhora da Conceição) e Fernando Cantarelli (secretário municipal da Agricultura e Pecuária e presidente do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul) pela colaboração na organização do evento.

Palestra 1: Benefícios da Pulverização Aérea com Drones - Eng. Agr. Lucas Castilhos Flores - CEO Agrigeo: “Sempre buscamos inovação e atender bem o mercado com pulverização aérea com drones, que têm como vantagem a aplicação noturna, em áreas com restrições ambientais ou de difícil acesso, em pequenas e médias propriedades, com zero amassamento das plantas ou de árvore à árvore”.

Palestra 2: Aplicabilidade dos drones na Agricultura - Eng. Florestal Rafael Rodrigues de Lima - Grupo Timber: apresentou a empresa, que faz vendas da fabricante chinesa XAG e presta assistência técnica – “O diferencial é a precisão e tamanho da gota”. Após sua apresentação, convidou os presentes a assistirem a uma dinâmica de voo com drones na área externa do parque.