Usamos cookies para sustentar ações de marketing e para oferecer a você uma melhor experiencia de navegação. Conheça nossa política e os termos de uso nos links abaixo e siga navegando em nosso site, se aceitar nossa forma de utilização dos dados.

Política de crédito

Confira as principais dicas para estruturar na sua empresa

Política de crédito

Política de crédito

Saiba quais são os itens fundamentais para implementar uma política de crédito qualificada 

Um dos principais objetivos de uma política de crédito robusta é garantir que as empresas não tenham prejuízos após a concessão dos recursos. Dessa forma, é fundamental que haja uma estruturação qualificada da política de crédito, fazendo com que as análises pré-concessão sejam cada vez mais completas e, assim, os índices de inadimplência sejam menores.

Nesse sentido, as empresas que ofertam crediário próprio devem estabelecer uma política de crédito com o objetivo de estabelecer os critérios de concessão, sejam eles relacionados a limites ou prazos de pagamento, por exemplo. Dentro de uma política de crédito qualificada, as empresas devem incluir tanto a gestão de riscos, a precificação, quanto os dados relevantes para a etapa de recuperação.

A etapa de estruturação da política de crédito da empresa vai garantir a segurança das operações atuais e futuras, oferecendo orientação completa para as equipes de venda direta a respeito dos tratamentos a serem feitos antes da concessão de crédito.

Como implementar uma política de crédito na empresa

Entre as principais vantagens da política de crédito, estão: facilidade na análise de crédito do cliente; vendas com maior segurança; pagamento alinhado com o perfil financeiro do cliente; melhora do controle financeiro. Assim, com uma análise de crédito completa e a implementação da política de crédito, as empresas podem alcançar maior número de vendas e também aumentar a fidelização entre os clientes.

Passos para uma política de crédito adequada:

Definir os objetivos e estabelecer procedimentos para análise de crédito:

As empresas devem definir os objetivos da política de crédito, sejam eles aumentar as vendas ou manter a estabilidade financeira, por exemplo. Além disso, é fundamental definir procedimentos para análise de crédito, garantindo maior segurança no momento da concessão.

Manter os dados dos clientes atualizados e realizar análise de documentos:

Realizar análise de documentos, buscar pelo histórico do CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica), verificar o perfil dos clientes e manter os dados cadastrais atualizados favorece o desenvolvimento de uma política de crédito sólida.

Definir os critérios para aprovação de crédito, indicar áreas responsáveis e treinar a equipe:

Estabelecer os critérios necessários para aprovação de crédito e repassar orientação para equipe de vendas com o objetivo de padronizar as operações realizadas na empresa.

Na CDL Cachoeira as associadas encontram as Consultas Restritivas e as Consultas Positivas, soluções voltadas para a política de crédito. As consultas restritivas são soluções da Boa Vista para analisar o cliente, recomendar o melhor negócio e facilitar a sua venda. Enquanto nas positivas as empresas têm acesso a relatórios completos com o melhor score do mercado, trazendo as informações do Cadastro Positivo. Além de recomendar o limite de crédito mais indicado para pessoas e empresas.