Usamos cookies para sustentar ações de marketing e para oferecer a você uma melhor experiencia de navegação. Conheça nossa política e os termos de uso nos links abaixo e siga navegando em nosso site, se aceitar nossa forma de utilização dos dados.

Eventos

Área de conteúdos do Portal do Associado

Semana de Inovação 2022 - Indústria

Semana de Inovação 2022 - Indústria

No dia 5, a noite dedicada à Área da Indústria teve duas palestras: “Como trabalham as fábricas inteligentes”, com Diego Basso e “Cibersegurança”, com o professor Mauricio Rodrigues, quase lotando o Salão do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco.

Engenheiro mecânico formado pela UCS e analista de desenvolvimento de produto da Labtronix Tecnologia, Basso apresentou as tecnologias da chamada Indústria 4.0, destacando a efetividade e produtividade com essas tecnologias, automação de processos, softwares de planejamento, comunicação e conectividade. Mostrou que com o uso de sistema de gestão há redução de tempo com burocracias, integração entre os sistemas, produção sob demanda e redução do desperdício. Falou também sobre internet das coisas (IoT), robótica colaborativa e autônoma, mecanismos de proteção de dados e sistemas e perfis dos profissionais da Indústria 4.0.

Com sua formação em Matemática aplicada à Informática e pós-graduado em Governança de TI, o professor da Faculdade de Tecnologia do SENAI de Porto Alegre Mauricio Rodrigues explicou o que é e como acontece a proteção de dados “do disquete à nuvem”, inteligência artificial, protocolos das redes, gerenciamento de dados e softwares de controle. Disse que “68% das organizações lutam para recrutar, contratar e reter talentos na área de segurança cibernética”, chamando a atenção dos alunos dos cursos de engenharia do campus da UFSM Cachoeira do Sul. Ele mostrou ainda os tipos de hackers, causas da insegurança de dados (pessoas em primeiro lugar) e vulnerabilidades de sistemas, apresentando alguns cases de empresa e órgão públicos que tiveram grandes prejuízos por não armazenarem adequadamente suas informações digitais.