Usamos cookies para sustentar ações de marketing e para oferecer a você uma melhor experiencia de navegação. Conheça nossa política e os termos de uso nos links abaixo e siga navegando em nosso site, se aceitar nossa forma de utilização dos dados.

Semana de Inovação 2022

Semana de Inovação 2022

Semana de Inovação 2022

A Semana de Inovação 2022 é um evento de iniciativa da CDL que será realizado pelas entidades empresariais, universidades e escolas técnicas presenciais de Cachoeira do Sul, nos dias 04 a 08 de julho deste ano.

Nesta semana, os realizadores, organizados em grupos de trabalho reunidos por áreas de negócio, irão promover os Eventos Técnicos, que serão palestras (ou seminários, painéis ou debates), tendo como conteúdo temas relacionados à inovação em suas respectivas áreas.

Estes eventos têm o objetivo de gerar engajamento para Informação e Motivação à cultura da inovação e são dirigidos às empresas, seus colaboradores, profissionais e estudantes do ensino superior, ensino técnico e ensino médio de nossa comunidade.

Além dos Eventos Técnicos descritos acima, também compõe a Semana de Inovação o 4° Salão de Inovação de Cachoeira do Sul. Com o objetivo específico de criar oportunidade de exposição, reconhecimento, sensibilização e motivação aos projetos de inovação já implementados e que possam inspirar o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos dentro dos ambientes empresariais e de ensino de nossa cidade.

O regulamento para participação da seleção para o 4° Salão de Inovação e o formulário de inscrições estão disponíveis em www.cdl.org.br/inova.

Grupos de Trabalho:

Visando criar uma mobilização realmente efetiva na comunidade para a cultura da inovação, o projeto estabeleceu cinco grandes áreas de negócios: Agronegócio, Construção Civil, Industria, Saúde e Varejo, nas quais foram reunidas as entidades empresariais e as instituições de ensino presenciais dos níveis superior e técnico, formando os grupos de trabalho.

Compõem inicialmente os grupos de trabalho (outras entidades/instituiçõestambém poderão participar):

• AGRONEGÓCIO: Sindicato Rural, UFSM – Engenharia Agrícola, UERGS – Agronomia e Escola Técnica Nossa Senhora da Conceição

• INDÚSTRIA: SINMETEL, UFSM – Engenharia Elétrica, UFSM – Engenharia Mecânica, UFSM – Engenharia de Transportes e Logística e SENAI

• CONSTRUÇÃO CIVIL: SIMCO e UFSM – Arquitetura

• SAÚDE: CACISC, ULBRA – Cursos da Área da Saúde e Escola do HCB

• VAREJO: CDL, AME e SINDILOJAS, UERGS – Administração, SENAC – Cursos Técnicos, Escola Borges de Medeiros – Técnico Administração e Escola Diva Costa Fachin – Técnico em Contabilidade

Cada Grupo de Trabalho (GT) irá definir data, local e forma de realização do seu Evento Técnico, que serão distribuídos no período de realização da Semana de Inovação.

A programação dos Eventos Técnicos será divulgada no mês de junho.

Desafio de Inovação e Empreendedorismo

Outro evento vinculado à Semana de Inovação, em parceria com o SEBRAE/RS, o Desafio é um concurso de projetos que integrará o Salão de Inovação, tendo como objetivo principal despertar, estimular e fortalecer o espírito empreendedor e inovador junto aos estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada do município de Cachoeira do Sul.

O SEBRAE irá realizar palestras no mês de maio para alunos e professores visando apresentar noções básicas de empreendedorismo e Inovação, e orientar na execução do Desafio de Inovação e Empreendedorismo dentro da expertise do Sebrae RS e seus colaboradores.

Como atividade integrada ao 4° Salão de Inovação, o Desafio de Inovação e Empreendedorismo também estará orientado pelo Regulamento do Salão.

Patrocinadores:

Além do forte apoio do SEBRAE/RS para a realização dos Eventos Técnicos, empresas de nosso município estão sendo procuradas para patrocinar a Semana da Inovação. Os recursos serão captados para permitir o investimento em publicidade, como contrapartida do apoio expressivo que precisaremos receber da imprensa para o efetivo envolvimento da nossa comunidade, especialmente de empresas e alunos das instituições de ensino locais. O apoio dos patrocinadores deverá suprir ainda as premiações que desejamos oferecer aos desenvolvedores dos projetos destacados no Salão. Já confirmaram participação as empresas Líder Tratores, Agro-Pertences, Screw, Celetro e Sicredi.