Potencialize suas vendas pelo WhatsApp

02 | 07 | 2020

As empresas estão buscando novas formas de vender. E você sabia que é possível potencializar as vendas pelo WhatsApp? Melhore a comunicação com o cliente e aumente seus resultados!

 

1. Instalar o Whatsapp Business no seu celular:

O WhatsApp Business no seu celular, é muito importante que não use o seu número pessoal e sim um para a sua marca. Se o seu celular não for de dois chips, considere ter um outro aparelho então só para isso.

Perfil comercial: configurar os dados sobre a empresa, endereço de e-mail e website;

Organizar as informações em Etiquetas: possibilidade de organizar os seus clientes/leads por etiquetas para que você possa encontrá-los facilmente;

Mensagens Automatizadas: definir mensagem de ausência quando não conseguir responder, assim eles serão informados quando receberão sua resposta. Bem como mensagem de saudação para apresentar a sua empresa e horário de atendimento 

Respostas Rápidas: você pode salvar as mensagens que envia com frequência e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora.

Estatísticas de fluxos de mensagens: acesso a métricas importantes como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregue e lidas.

 

2. Crie uma cara pra sua empresa:

Crie uma identidade visual que mostre a cara da sua empresa. Use a foto do perfil, coloque o nome e use o Status para descrever a sua disponibilidade de atendimento no momento.

 

3. Segmente a sua lista com etiquetas:

No momento que as pessoas forem pedindo para ser cadastradas adicione na sua lista de contato já segmentando qual a lista que fará parte e com as etiquetas segmentando seu interesse.

 

4. Crie a mensagem de boas-vindas padrão no seu WhatsApp:

As mensagens de boas-vindas padrão são importantes para que o cliente sinta-se bem-vindo na sua empresa. Aproveite para colocar as regras de atendimento da sua empresa.

 

Em exemplo de saudação pode ser da seguinte forma:

Seja bem-vindo (a) a Empresa XXXXX! Estamos ansiosos para atendê-lo (a). Nosso horário de atendimento aqui é xxxxx. Procuramos atender em até 24 horas, mas sempre tentaremos responder antes.

 

5. Utilize a lista de transmissão:

 Lista de transmissão são listas de destinatários pré-determinados para que você possa enviar transmissões personalizadas repetidamente sem precisar selecionar os contatos um por um cada vez que quiser enviar uma mensagem. Todos os contatos devem ser salvos na sua agenda e importante fazer a confirmação dupla para que sua mensagem não seja identificada como spam. Primeiramente, o cliente envia uma mensagem solicitada por você e num segundo momento ela receberá uma segunda mensagem confirmando. Ofereça conteúdo de valor. Lembre-se de usar a regra 80/20, 80% conteúdo e 20% venda produto/serviço.

 

6. Crie cronograma de mensagens:

Tenha um cronograma de mensagens. Não saia mandando mensagens aleatórias e sem horários programados. Ao longo dos dias, faça testes e vá ajustando quais são os melhores dias e os melhores horários.

 

7. WhasApp Web:

Você pode abrir o Whatsapp pelo computador e facilitar ainda mais a comunicação com os seus clientes.

 

8. Crie um link direto para o seu WhatsApp:

Passe para o seu cliente um link direto para ter acesso ao seu  WhatsApp Business. Divulgue o link em suas redes sociais e também no seu site/Blog e landing pages.

Ao clicar no link seu cliente irá direto para o seu WhatsApp, sem necessidade de anotar seu contato.

 

Veja como é fácil criar o canal direto abaixo:

https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=554891104010&text=Bem-vindo(a)%20ao%20ConectaSales

No link mostrado acima, no lugar que está o número você irá colocar o número da sua empresa e no final o nome da sua Empresa.

Para ficar ainda melhor, você pode utilizar encurtadores de link para ficar mais personalizado e amigável para o seu cliente. Eu utilizo o encurtador bit.ly. Exemplo: bit.ly/conectazap

 

9. Use o Status do seu WhatsApp:

Importante divulgar seu negócio o máximo possível. Explore o status do seu WhatsApp Business enviando vídeos, fotos e links. Divulgue também seu canal de youtube ou artigos postados no Blog.

 

11. Crie rotinas no WhatsApp:

Tenha uma hora certa para começar a atender e uma hora certa para deixar de responder. Assim os clientes te respeitarão como uma empresa.

 

12. Crie relacionamento no WhatsApp:

Crie relacionamento com os seus clientes. Faça um atendimento diferenciado. Sempre que puder, relembre dos nomes e faça perguntas pertinentes.

 

13. Qual a diferença entre o WhatsApp Pessoal e Business:

Usar o seu pessoal:

Acaba com a sua privacidade;

Confusão de contatos pessoais e profissionais;

 

Usar o Business para seu negócio:

Não perde a privacidade;

Dar limite de horário no atendimento;

Agenda organizada por interesse;

Precisa ter um novo smartphone e um chip exclusivo.

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