Natal com pequeno Crescimento, impactado pelo forte Black Friday de 2019

26 | 12 | 2019

Levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cachoeira do Sul (CDL), mostra que em comparação ao ano passado, o crescimento no número de vendas no Natal de 2019 foi de 1,22%. Este índice é menor que do ano passado, que foi de 2,71%.

Próximo ao período de Natal, o maior movimento foi verificado nas lojas que vendem produtos de menor valor, como roupas, calçados e brinquedos.

Para o Gerente de Negócios da CDL Cachoeira, Marion Araújo, a Black Friday 2019, na última semana de novembro, influenciou o resultado. Grande parte dos consumidores receberam adiantamento do 13º salário no dia da promoção Black Friday (dia 29 novembro), por este motivo os consumidores aproveitaram as ofertas. Nesta mudança de comportamento os cachoeirenses buscaram comparar os produtos de maior valor nas lojas de móveis e eletrodomésticos. Neste contexto a pesquisa mostra, que excluindo as lojas de eletro e móveis, o índice é um pouco maior, próximo de 5%, este ramo foi muito afetado pelos ótimos resultados da Black Friday 2019, que registrou expressivo crescimento em relação à 2018. Segundo gerente das Lojas Lebes, Rodrigo Back "Muitos clientes anteciparam suas compras no Black Friday para presentear no Natal e para consumo da família, principalmente nos itens como celulares, TVs, dormitórios e estofados". Já o empresário Gilberto Bartmann da Joelheira e Óptica Bartmann apostou na adequação da oferta de produtos para todos bolsos para alavancar as vendas no Natal. “Avaliamos constantemente comportamento de compra de nossos clientes e buscamos em nossos fornecedores os melhores produtos com melhores preços para satisfazer a necessidade do Cliente”. destaca Gilberto.

Outro fator importante na antecipação das vendas foi o crediário, a maioria das lojas comercializaram as promoções do Black Friday com vendas parceladas. Conforme dados da SCPC houve um aumento de 13% nas consultas no banco de dados SCPC no dia 29 novembro 2019 em comparação no mesmo dia de 2018.

A pesquisa com associados foi realizada pela CDL com objetivo de verificar as vendas de final de ano no comércio cachoeirense. Foram pesquisadas empresas do ramo de vestuário, calçados, bazar, perfumaria, eletro e móveis e foi considerado o período de 1º de dezembro a 24 de dezembro de 2019.

veja mais








ANÁLISE DE CRÉDITO
ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

RUA SENADOR PINHEIRO MACHADO, 2043


CACHOEIRA DO SUL - RS


CEP 96501 336



51 3722 2484