Cadastro Positivo
CDL Porto Alegre e Boa Vista SCPC comemoram sanção da nova Lei do Cadastro Positivo
09 | 04 | 2019

A Lei do Cadastro Positivo, sancionada pela Presidência da República, nesta segunda-feira (08), torna automática a adesão de consumidores (pessoas físicas e jurídicas) no Cadastro Positivo – banco de dados com informações de pagamento. Em vigor desde 2011, a lei do Cadastro Positivo propiciava a adesão voluntária dos consumidores. Para CDL Porto Alegre e Boa Vista SCPC, a celeridade com que as Casas Legislativas votaram a matéria, assim como sua sanção, vai ao encontro da importância que a pauta tem para contribuir com o crescimento econômico do país.

 

CADASTRO  POSITIVO  O  QUE  É:

É  o banco de dados com  informações de adimplemento( pagamento em dia ou em atraso), de pessoa Física ou  Juridica.

 

QUEM  PODE  CONSULTAR:

As  empresas poderão consultar a fim de realizar a análise de risco de crédito do cadastrado. Os consumidores terão acesso gratuito ás suas informações.

 

QUEM  SÃO AS PARTES:

Gestor de banco de dados:  empresa responsável pelas administração do banco de dados;

Cadastrado:  é o  consumidor(PF ou PJ) cujas informações estejam incluídas no banco de dados;

Fonte: quem concede crédito, vende a prazo ou realiza transações comerciais que impliquem  tomada de risco financeiro;

Consulente: é  a pessoa(PF ou PJ) que consulta as informações contidas no banco de dados;

 

INFORMAÇÕES QUE  PODEM ESTAR DISPONÍVEIS

Dados financeiros e de pagamentos relativos ás operações de crédito e obrigações de pagamento adimplidas ou em andamento;

 

PRÓXIMOS  PASSOS:

Inclusão  no  banco de dados independente da  autorização do consumidor. Mas ele pode  optar por  sair  assim  que  receber  o  comunicado;

As empresas  devem atualizar o histórico de crédito no banco de dados em prazo não superior a 10 dias;

Para obter informações mais detalhadas do comportamento do cliente no mercado, será necessária  a autorização específica por  parte do  consumidor;

Os  credores serão obrigados  a enviar informações positivas aos birôs de crédito.

 

VANTAGENS:

Consumidor:                                                                                                                 

Oportunidade  de  obter  mais  crédito no  mercado;                                                  

Possibilidade de juros menores e prazos adequados ao seu perfil;                            

Ser reconhecido pelas contas pagas e não somente por possíveis atrasos;              

Chance de demostrar que o atraso foi um imprevisto diante                                       

dos demais pagamentos realizados;

 

Empresa:

Conhecer o  real comportamento de crédito do consumidor;

Informações para análise de crédito mais  acertiva e  segura;

Expectativa de redução de inadimplência dos consumidores;

Probabilidade de aumento do índice de aprovação de financiamento, podendo gerar mais vendas;

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